O 35º Cine Ceará presta homenagem à atriz Mariana Ximenes, que receberá o Troféu Eusélio Oliveira, distinção concedida a personalidades de destaque no audiovisual brasileiro.
Com uma carreira iniciada aos 14 anos, Mariana formou-se pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena e, desde então, construiu uma trajetória marcada pela versatilidade e pelo reconhecimento do público e da crítica. Além da atuação, também se dedica à produção, participando de projetos no cinema e no teatro.
No cinema, atuou em mais de 30 longas-metragens, com trabalhos premiados em títulos como O Invasor (2001, Dir. Beto Brant), que lhe rendeu o Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro, e A Máquina (2006, Dir. João Falcão), pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz no FestCineGoiânia. Também conquistou o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado por Um Homem Só (Dir. Cláudia Jouvin). Entre seus filmes mais recentes estão O Grande Circo Místico (2018, Dir. Carlos Diegues), Capitu e o Capítulo (2021, Dir. Júlio Bressane) e Cacilda (Dir. Júlia Moraes), ainda inédito.
Na televisão, soma mais de 20 produções, incluindo novelas que se tornaram marcos de audiência, como Chocolate com Pimenta (2003), A Favorita (2008), Passione (2010) e Mania de Você (2025), além de séries como A Casa das Sete Mulheres (2003) e Ilha de Ferro (2018).
Nos palcos, integrou espetáculos de destaque, como A Rosa Tatuada (2000), Os Altruístas (2012) e Profissões para Mulheres (baseado em Virginia Woolf). É também fundadora do coletivo poético-teatral Cara Palavra.
Filha de mãe cearense, Mariana destaca a importância dessa ligação afetiva em sua trajetória: “Eu recebo essa homenagem como filha de uma cearense que me transmitiu, mesmo à distância, o orgulho de pertencer a essa terra. Sangue que corre nas minhas veias”, declarou a Mariana. “Eu sou dessa terra e, para ela, sempre que retorno eu transbordo de emoção. É muito emocionante pra mim estar aqui hoje, neste palco, nesta terra e receber esta linda homenagem do 35o Cine Ceará, festival precioso e levar esse troféu Eusélio Oliveira, que plantou a semente desse festival e é justo dizer que tem o dedo dele em estarmos todos juntos aqui hoje”, disse a homenageada.”