35º Cine Ceará

Há 35 anos, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – vem consolidando-se como uma das principais vitrines do audiovisual brasileiro e latino-americano, promovendo encontros, diálogos e intercâmbios que atravessam fronteiras. Criado em 1991, o festival tem como alicerce a formação, produção e difusão do cinema, e hoje é reconhecido por seu papel estratégico na projeção internacional das cinematografias ibero-americanas.

Assim como o cinema latino, que nasceu à margem e alcançou prestígio global, o Cine Ceará construiu sua legitimidade a partir de um olhar singular. A cada edição, reafirma seu compromisso de ser janela para o mundo, revelando talentos, preservando o patrimônio cinematográfico e trazendo ao público obras que dialogam com o presente e ampliam a diversidade de narrativas.

Com uma programação que se consolidou ao longo dos anos, o 35º Cine Ceará oferece ao público cearense uma curadoria representativa do ponto de vista geográfico e diversa em termos de gêneros e linguagens. Sua programação reúne três mostras competitivas – Longa-Metragem Ibero-Americano, Curta-Metragem Nacional e Olhar do Ceará, dedicada a produções locais – além de exibições especiais, mostras sociais, debates, cursos e homenagens. Todas as sessões têm acesso gratuito, reafirmando o compromisso do Cine Ceará com a democratização da cultura e a formação de público.

A força feminina se faz cada vez mais presente no Cine Ceará. Desde 2019, o festival assegura que pelo menos 30% dos filmes selecionados sejam dirigidos por mulheres, ampliando a representatividade e a pluralidade de olhares. Esse protagonismo também se reflete em sua equipe: cargos de coordenação e direção são majoritariamente liderados por mulheres, reafirmando o compromisso do evento com a igualdade de gênero e com a construção de um audiovisual mais inclusivo.

Celebrar os 35 anos do Cine Ceará é celebrar a potência do cinema ibero-americano, o talento cearense e a força transformadora da cultura.

O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB); e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta ainda com o apoio do Banco do Nordeste, do Itaú, do Complexo Portuário do Pecém, do Grupo Edson Queiroz, da Freitas e da Dominus Imobiliária e Corretora de Seguros, através da Lei Rouanet. Tem o Apoio Cultural da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual. Patrocínio: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza.

VOLTAR