Masterclass com Ricardo Acosta


Ricardo Acosta

Quais são as ferramentas para construir a dramaturgia do documentário versus ficção”, é o tema da masterclass que será conduzida pelo premiado montador cubano-canadense Ricardo Acosta. A atividade acontecerá no dia 5 de setembro, às 14 horas, no Porto Iracema das Artes, como parte da programação do 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Acesso gratuito, por ordem de chegada.


Nesta edição do festival Acosta integra o júri da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Na masterclass, ele discutirá temas relacionados aos desafios criativos, os caminhos para a construção das narrativas na montagem, e a responsabilidade ética com o sujeito e os personagens do filme.

Editor chefe, consultor de roteiro, e consultor criativo, trabalha há mais de 25 anos na indústria cinematográfica. Residindo no Canadá desde 1993, já recebeu o Emmy e os prêmios Genie e Gemini da Academia Canadense de Cinema e TV. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Science).


Ricardo foi montador do documentário espanhol “O Silêncio dos Outros” (dir. Almudena Carracedo e Robert Bahar, 2018), com produção de Pedro Almodóvar e Agústin Almodóvar, ganhador do Prêmio da Paz e Prêmio do Público, da mostra Panorama, no Festival de Berlim, entre outros prêmios. Do filme “Sembene!” (dir. Jason Silverman e Samba Gadjigo, 2015) que estreou no Festival Sundance e foi nominado para a Câmera de Ouro, no Festival de Cannes. Além de “Marmato” (dir. Mark Grieco, 2014), que também estreou no Festival Sundance, e venceu o prêmio de melhor montagem de documentário da Associação de Editores Cinematográficos Canadenses (CSA).


Porto Iracema das Artes: R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema. Tel: (85) 3219-5865.