Curta sobre igualdade de gêneros abre 29° Cine Ceará


Cena do curta “A máscara da igualdade”

O curta-metragem de animação “A máscara da igualdade”, produzido por 11 estudantes de escolas públicas de Fortaleza, vai abrir a programação do 29° Cine Ceará. A exibição será logo após a solenidade de abertura, dia 30, no Cineteatro São Luiz, ocasião em que também acontecerá a pré-estreia nacional do longa-metragem “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz.


Resultado da oficina de cinema do projeto Compartilha Animação, da Enel, o curta de 3 minutos foi produzido na técnica 2D, sob orientação do cineasta e professor Telmo Carvalho. Após a exibição, os jovens receberão o certificado de conclusão do curso realizado na Casa Amarela Eusélio Oliveira.


A fonte de inspiração para a elaboração do curta-metragem foi a palestra da analista de sustentabilidade da Enel, Joice Portella, que tratou sobre o tema “igualdade de gêneros”. Ao abordar o assunto, ela contou a sua experiência de ser a única mulher no curso de engenharia e como conquistou o seu espaço dentro da empresa de energia elétrica.


O roteiro foi uma criação conjunta dos alunos, que se dividiram depois em equipes para as atividades de cenaristas, animadores, clean up (limpeza do traço) e coloristas. “Os desenhos foram feitos da forma tradicional utilizando a mesa de luz, fotografados na truca com uma câmera digital, que é uma mesa onde se filma o desenho, e depois coloridos digitalmente utilizando computadores”, explica Telmo Carvalho.


O filme conta a história de Bárbara, uma mulher que está procurando emprego e vai até uma fábrica de caixas. Lá, mesmo sendo capacitada, não fica com a vaga por ser mulher. Ela, então, tem uma ideia: coloca uma máscara de homem. Assim, consegue o emprego e acaba revolucionando a fábrica de caixas.


Processo

A primeira etapa do projeto aconteceu em junho deste ano, quando 100 estudantes de cinco escolas públicas de Fortaleza participaram das oficinas de cinema de animação realizadas em cada instituição, com aulas teóricas e práticas. Dos 100, 11 foram selecionados para a segunda etapa, que aconteceu em julho na Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde tiveram acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios. Com isso, eles deram vida ao curta desta edição.


Projeto

O Compartilha Animação tem como objetivo introduzir, por meio de aulas teóricas e práticas, a linguagem do audiovisual à rotina de jovens estudantes e faz parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel, que já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado, ao longo desses mais de dez anos. O projeto é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e o Instituto ÁguaBoa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult).

Patrocínio VIP

Patrocínio

Apoio Cultural

Agradecimento

Parceria

ctavoutra-possivel-assinatura---SIGNIKA.

Apoio Institucional

Apoio-CineTeatro-sãoluiz-logo.png
IDM.png
Captura_de_Tela_2019-08-18_às_17.44_edit
Captura_de_Tela_2019-08-18_às_17.44_edit

Realização

A Associação Cultural Cine Ceará comemora o cinema brasileiro e Iberoamericano, para reconhecer e apoiar novos cineastas, e para aumentar a consciência, acessibilidade e compreensão da arte entre um público amplo e diversificado.

endereço

Rua Monsenhor Catão 1.413

Casa 33 - Meireles

Fortaleza - Ceará - Brasil 

CEP: 60.175-000

Contato

contatos@cineceara.com

 
Assessoria de Imprensa Local
DÉgagÉ

www.degage.com.br

degagecomunica@gmail.com

Assessoria de Imprensa Nacional

Primeiro Plano

www.primeiroplanocom.com.br

julia@primeiroplanocom.com.br

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Flickr Social Icon
receba nossa newsletter