Cine Ceará e Cagece abrem inscrições para Mostra Hábitos

Atualizado: 12 de Nov de 2020



O festival será realizado de 5 a 11 de dezembro de 2020 de forma virtual e presencial.

Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, está com inscrições abertas de 9 a 22 de novembro, para a Mostra Hábitos, totalmente voltada para a realização de filmes captados em aparelho celular e dispositivos móveis. A inscrição é gratuita através do site https://www.cineceara.com/2020-habito, onde estão disponíveis a ficha e o regulamento.

A ideia da mostra é despertar para as formas de contato que as pessoas têm com a água e a capacidade de cuidar. A forma como a população se relaciona com a água diz muito sobre sua cultura. Além de temática, a Mostra Hábitos é um estímulo à criatividade por meio da produção de curtas-metragens com a tecnologia acessível de celulares.

Podem participar realizadores cearenses ou residentes no Ceará há mais de dois anos, com curtas-metragens de todos os gêneros, entre os quais, ficção, animação, documentário e reportagem, abordando o tema “Hábitos”. Os filmes devem ser inéditos até a data de exibição no festival e ter classificação etária livre. Depois de captados em aparelho celular e dispositivos móveis os filmes podem ser editados e finalizados na plataforma de preferência do participante. A duração deve ter de 1 a 3 minutos.

Uma comissão, composta por membros da organização do Cine Ceará e um representante da Cagece, selecionará cinco dos filmes inscritos na Mostra Hábitos para exibição no canal do Cine Ceará no Youtube durante a 30ª edição, que acontece de 5 a 11 de dezembro. O júri Olhar Universitário, formado por estudantes de cursos de cinema de Fortaleza, elegerá o melhor filme e o vencedor receberá o prêmio de R$ 3 mil. A entrega será feita por um representante da Cagece na Cerimônia de encerramento do festival.