Notícias

Secretário executivo da Secult destacou investimentos do Estado no audiovisual

Centro Ilusão

O Secretário Executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, participou da solenidade de abertura do Cine Ceará, na noite de sábado (20), no Cineteatro São Luiz, representando o governador do Estado, Elmano de Freitas, e a secretária da Cultura, Luisa Cela. O festival tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB).

Na ocasião, o secretário lembrou que o futuro do audiovisual no Ceará já está sendo construído, com investimentos sólidos em estrutura, formação, produção e difusão. “Só entre 2014 e 2024, foram R$ 129,7 milhões investidos pela Secretaria da Cultura, garantindo que o cinema e o audiovisual sigam sendo feitos e protagonizados por profissionais da Terra da Luz”, pontuou.

O secretário destacou um passo que considera histórico: a criação da Ceará Filmes, a primeira empresa pública de audiovisual do Estado. “Ela será um marco para o setor, estruturando de forma permanente a cadeia produtiva, consolidando políticas de longo prazo e projetando o audiovisual cearense para o Brasil e para o mundo”, disse. E, sobre o assunto, frisou: “A Ceará Filmes é, sem dúvida, o maior legado que estamos construindo para os próximos cem anos do cinema e do audiovisual no Ceará”.

O momento político também pontuou a fala do secretário. “Nada disso seria possível sem decisões políticas decisivas. Para termos boas políticas públicas de cultura, precisamos sempre reafirmar nosso compromisso com a democracia, com a liberdade e com a justiça. Cultura é futuro, é liberdade e é democracia. E democracia só se sustenta com verdade e responsabilidade”.

VOLTAR