Notícias

Secretária do Audiovisual do MinC celebrou papel dos festivais na formação do olhar

Secretária do Audiovisual do MinC celebrou papel dos festivais na formação do olhar

A solenidade de abertura do  35º Cine Ceará, na noite de sábado (20) no Cineteatro São Luiz, contou com a presença da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga. Juntamente com a Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes, o MinC é realizador do 35º Cine Ceará, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Sobre o Cine Ceará, a secretária pontuou: “São 35 anos de um festival que acolhe uma cinematografia brasileira, nacional e ibero-americana de muita potência. No caso da brasileira, fruto da política pública do audiovisual”.  Destacando a grande quantidade de filmes do país nos festivais recentes, comentou: “Isso tudo é fruto de décadas de uma política pública brasileira que protege seu direito autoral, seu direito patrimonial e sua propriedade intelectual. Não existe cinema, não existe audiovisual se não houver democracia no Brasil. Esse é um compromisso de todos nós.
E destacou o papel dos festivais na formação de público e do olhar. “Esses espaços como o Cine Ceará cumprem um papel importantíssimo na formação de público, de plateia, do olhar. A carreira dos filmes no cinema começa nos festivais. Muitas vezes é o lugar onde a população tem o primeiro acesso à nossa cinematografia. E o Cine Ceará cumpre isso com muita excelência. É um espaço de formação do olhar, de formação do público e de enriquecimento da nossa cinematografia”

VOLTAR