Notícias

Debate com realizadores de curtas-metragens do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Debate com realizadores de curtas-metragens do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Representantes de dois curtas-metragens, que tiveram sua Première Brasil na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, na noite anterior no Cineteatro São Luiz, participaram de debate com jornalistas e críticos de cinema na manhã desta quinta-feira, dia 25, no Hotel Sonata de Iracema.  Foram eles: Danilo Daher de “Canto” (GO) e Mila Leão de “Thayara” (PA).
Cada representante falou um pouco sobre o processo criativo, as dificuldades e responderam perguntas do público presente no debate, que contou com mediação do jornalista Arthur Gadelha.
Mila Leão contou que o filme “Thaynara” foi todo criado na língua caingangue, com o objetivo de contar a história da personagem de uma forma que a enaltecesse. “Achamos que seria injusto que a atriz indígena contasse essa história em português, então optamos por fazê-lo na língua dela. Queríamos mostrar como os povos originários se adaptam, mas, ao mesmo tempo, reforçar que a ideia é que nós é que devemos nos adaptar ao filme”, explicou.
A diretora ressaltou, que inclusive, algumas partes do filme não foram traduzidas propositalmente, para que o público tenha a experiência de escutar a língua caingangue em sua forma original e se sinta provocado a refletir sobre esse encontro de culturas.

VOLTAR