Quatro curtas do projeto Directors’ Factory Ceará Brasil, que teve a mentoria do cineasta Karim Aïnouz, tiveram exibição especial na noite de domingo, 21, no Cineteatro São Luiz, como parte da programação do 35º Cine Ceará. O público conferiu “A Fera do Mangue”, de Wara (Ceará) e Sivan Noam Shimon (Israel); “A Vaqueira, A Dançarina e O Porco”, de Stella Carneiro (Alagoas) e Ary Zara (Portugal); “Ponto Cego”, de Luciana Vieira (Ceará) e Marcel Beltrán (Cuba); e “Como Ler o Vento”, de Bernardo Ale Abinader (Amazonas) e Sharon Hakim (França).
Para apresentar o projeto, além das equipes dos filmes, subiram ao palco Viana Junior, Chefe de Gabinete da Secult Ceará; Tiago Santana, Diretor-presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte; Bete Jaguaribe, Diretora de formação do Instituto Dragão do Mar e da Escola Porto Iracema das Artes; Josy Macedo, representando a Coordenadoria de Cinema e Audiovisual da Secult Ceará; e Janaina Bernardes, produtora do projeto Diretores’ Factory.
O programa Directors’ Factory Ceará Brasil enfatiza a formação profissional de jovens realizadores, em uma perspectiva de internacionalização da produção audiovisual regional. O programa é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura, em colaboração com o Instituto Mirante de Arte e Cultura / Museu da Imagem e do Som do Ceará e o Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes, com o apoio do Projeto Paradiso. É produzido pela Cinema Inflamável e pela DW, em associação com Nigéria Filmes, Marrevolto, Onça Preta Filmes e Sereia Filmes, todas empresas produtoras cearenses.